quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

WEB 3.0 :TERMINOLOGIA OU REALIDADE?


A internet tem comportamento e linguagem própria. E a terminologia Web 3.0 foi dada para que fosse entendida uma nova postura do uso da rede, aqui em questão na forma que a Web é utilizada, nossa busca então é uma direção se o uso dessa terminologia é um caminho que devemos seguir, ou já estamos nesse caminho e esse termo é para descrever o que já estamos fazendo.

Terminologia ou Realidade?

Especialistas afirmam que estamos entrando em uma nova era da Internet, chamada de web 3.0. Mas o que significa ? Web 3.0 seria a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet.

O termo Web 3.0 foi criado pelo jornalista John Markoff, em um artigo de New York Times para falar do que viria em seguida na Internet. O que se pretende dizer com esse termo é que caminhamos para a organização e uso, de maneira mais inteligente e eficiente de todo conhecimento disponível na internet.” (Claudio Torres: A Biblia do MKt Digital pag.350)

Segundo Torres a definição não é o que mais importa, é sim a evolução do uso da rede, se caminha para a organização e uso, de uma forma mais inteligente e eficiente, de todo o conhecimento disponível na internet. Seria aproveitar melhor o que ela nos oferece de bom, e o que esperamos dela.

O Consumidor esta ditando as regras do Mercado, mesmo de forma lenta ele está ocupando seu espaço, pois é para ele que é feito. Ao tentar ordenar os mecanismos de busca, a Internet se volta ao Consumidor. O uso da semântica, em vez de palavras-chave, agiliza á busca do conteúdo, entendendo a real necessidade do usuário. Mas será que as buscas continuarão a ser o centro da Internet.

Hoje Web 3.0 não é apenas uma terminologia, e sim uma realidade, as empresas estão adequando seus produtos e serviços para atender seus clientes e potenciais clientes, nas redes sociais são desenvolvidas verdadeiras campanhas em busca desse publico alvo. Não podemos dizer o que vai acontecer daqui alguns anos, mas hoje nossa realidade é essa. Nosso comportamento esta cada dia mais ligado a internet, em questões sociais, diversão, informação e na busca do conhecimento. E não poderia ser diferente com nosso consumo hoje estamos muito ligados na Web. O consumidor esta nas redes sociais, no Google. Sendo assim o Marketing Digital já tem o caminho está onde o consumidor está adequando seus produtos para o que deseja o seu consumidor, e esse hoje declara o que pensa, como gosta disso ou daquilo, em seus Blogs, quando aderem há algo espalha no seu Twitter, Facebook e Orkut. Atender as expectativas desse Consumidor Internauta e promover-se, pois o que ele Pensar do Produto ou serviço será rapidamente divulgado na Rede. Cair no gosto do consumidor é ter muitos divulgadores.

O futuro do Marketing Digital é ao invés de ditar as regras, é estar atento as regras ditadas pelos consumidores e espalhadas pela Internet, nos fóruns, artigos, blogs, etc. “Quem tem ouvidos ouça o que diz o Consumidor”.

Flaviano Damacena , Mercadólogo, Formado pela Faculdade IBGM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário