segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Discurso de Formatura : Graduação em Marketing


Discurso de Formatura: Orador Flaviano Inácio Damacena

Teatro Beberibe - Recife-PE 14/01/2011

Graduação Tecnológica em Marketing Faculdade IBGM- Recife 2010.2

Senhoras e Senhores, Queridos Pais, Nobres Professores, caros Colegas, Boa Noite. Gostaria de Agradecer: Primeiramente a Deus, pois sem ele nada seria possível. Aos nossos familiares: Pais, esposas, esposos, filhos, avós, e aos nossos amigos, nos honram com sua presença nessa noite, e a todos que estiveram conosco nessa Caminhada, mas não puderam esta presente aqui hoje , muito obrigado.

Aos formandos, e a comissão de formatura gostaria de deixar minha palavra de gratidão pela confiança a mim depositada. De poder representá-los nessa cerimônia.

A gratidão de todos os Formandos, a Nossa comissão de formatura formada por Amanda Tenório, Emanuele Pessoa e Claudevan Bandeira, esses bravos, nos momentos de impossibilidades, quando todas as situações eram contrarias ousaram sonhar, planejar, e nos envolver nesse Sonho, que hoje se torna uma realidade.

Como disse Luther King: “È melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. È melhor tentar e falhar, mesmo que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final.”

Todos nos juntos Tentamos e Graças a Deus não falhamos.

Prezados professores, diretores e funcionários da Faculdade IBGM. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Durante o período de nosso curso éramos Acadêmicos de marketing , a partir de hoje com ajuda de vocês nos tornamos Mercadólogos. Todos vocês contribuíram com nossa formação.

Descrever nossa turma, não é difícil, mas eu diria que é arriscado, mas vou fazê-lo. Somos: Alegres, Amigos, Festeiros, As vezes Indóceis, mas na maioria do tempo Dóceis. Uma turma composta por muitas personalidades: Atores, Cantores, Intelectuais, até Palhaço... porque não ousar dizer: “Que somos a Cara do Marketing”.Mas não pensem que nosso valor esta apenas naquilo que somos, mas nosso maior valor esta na Intensidade “Que somos”.

Aprendemos os 4Ps do Marketing, mais alem desses tivemos que Aprender e Superar outros 4Ps. Pessoas, Provas, Problemas,e Perseverança.

-Pessoas: Cada pessoa é um ser único no mundo, com uma história de vida própria somente por ela experimentada..Nossas dificuldades nas relações estão justamente porque esperamos que o outro aja conforme nós agimos. Durante nossa convivência aprendemos a lidar com pessoas diferentes na forma de pensar, sentir e agir, superamos nossos conflitos e com certeza nunca mais seremos os mesmos, trocamos uns com os outros. “ Aqueles que passaram por nós, deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

-Provas: Quando se falava essa palavra, os ânimos se acirravam, era um dos raros momentos que se conseguia o silêncio. Ansiedade, Concentração, Estudos, Preparação, e às vezes... Deixa pra lá !!!

Depois de enfrentar provas, trabalhos Interdisciplinar, apresentações, seminários, resenhas, artigos, Plano de negocio, Banca, nós vencemos Fomos Aprovados.

-Problemas: Os problemas quando surgem, precisam ser bem administrados, e como surgiram problemas durante nosso Curso: Problemas Pessoais, Familiares, Financeiros, no Trabalho. Foram tantos que não vale lembrar. Mas esses problemas que surgiram na nossa caminhada, foram para nós como ondas que tentou nos afogar, mas com a Ajuda de Deus transpomos todos os Problemas.

-Perseverança: Em uma batalha não é preciso apenas Lutar, mas sim perseverar, pois os que vencem não são os que apenas lutam, mas aqueles que perseveram. Em nossa Caminhada, perseverança e paciência tiveram efeito sobre os outros P.S: No convívio com as pessoas, Animo para as provas, mesmo depois de uma nota baixa, ou até mesmo incompreensão do assunto. E por fim Perseverar Diante dos problemas que surgiram ate mesmo para a nossa Formatura,Mas nós não abaixamos a cabeça, não desanimamos. Perseveramos e Vencemos.

Com a Conclusão do Curso de Marketing não termina nossa caminhada acadêmica. È apenas o começo, não iremos nos conformar com o Curso de Gestão em Marketing, mas vamos em busca de novos desafios: Pós-Graduação, MBA, outras graduações. Esse Curso foi de suma importância para nós como Profissionais, olhamos para nossa atividade profissional, não como algo desconhecido, mas entendendo-a melhor. Estudamos Economia de Mercado, Publicidade e Propaganda, Comunicação, no Plano de Negocio colocamos em pratica o nosso Lado Empreendedor, Além de compreender melhor o Homem do Nordeste,e as diretrizes de um Profissional Ético. Teremos outro comportamento diante dos consumidores e como consumidores.

A partir de hoje somos: Profissionais de Marketing, Mercadólogos. O termo deriva do substantivo mercado, campo de atuação dos profissionais em Marketing, unido ao sufixo "logo"., que deriva do grego "logos", que significa especialista, aquele que estuda, conhece.

Sejam Bons Profissionais, o Melhor que puder.Marketing é olhar e atender as necessidades das Pessoas. Deus olhou, e atendeu TODAS as nossas necessidades e Hoje Estamos Aqui.

A Deus, toda Honra, Glória e Louvor.

Como bom Mineiro que sou vou finalizar minhas palavras citando uma trecho de uma poesia de um Escritor MINEIRO

Carlos Drummond de Andrade:

hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar? Ir alto… Sonhe alto… queira o
melhor do melhor… queira coisas boas para a vida… pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos… se pensamos pequeno…coisas pequenas teremos… já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor…
o melhor vai se instalar em sua vida.Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.”

A todos Uma ótima noite e muito Obrigado.

Flaviano Inácio Damacena (Mercadólogo)

4 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO PELAS PALAVRAS, ME AJUDOU MUITO E CONFESSO QUE RETIREI UMA GRANDE PARTE DO SEU DISCURSO PARA MINHA FORMATURA. SUCESSO E MUITA PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom atravèz do seu discrso criei outro .obrigada

    ResponderExcluir
  3. Obrigada vc me ajudou muito .e parabens .

    ResponderExcluir
  4. Obrigada vc me ajudou muito .e parabens .

    ResponderExcluir